Agentes da Cáritas de todo o Ceará, representando suas Diocesanas, se reuniram nos dias 18, 19 e 20 de setembro no Secretariado Regional, em Fortaleza, para uma oficina com três objetivos centrais: consolidar a avaliação das ações da Rede Cáritas no Ceará, iniciar o planejamento estratégico da Cáritas para os próximos três anos e construir um novo projeto em parceria com a Misereor, uma organização alemã de cooperação ao desenvolvimento vinculada à Igreja Católica. O encontro foi facilitado pelo consultor e parceiro Domenico Corcione, reconhecido por sua experiência na área.
CONJUNTURA
O primeiro dia de atividades foi dedicado ao estudo das tendências e desafios do cenário atual, bem como à reflexão sobre as principais áreas de atuação e os focos temáticos da Rede Cáritas. Durante o evento, a Diretora Executiva da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, ofereceu uma visão panorâmica sobre o trabalho da entidade em nível nacional. A assessora técnica Patrícia Amorim também contribuiu com uma análise detalhada do contexto eclesial específico do Ceará.
Renato Roseno concede análise de conjuntura para participantes do encontro.
O encontro teve, ainda, a participação do deputado estadual @renatoroseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Comitê de Combate e Prevenção à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE). Em sua fala, Roseno abordou questões urgentes e importantes que dialogam com a ação sociopolítica e pastoral da Cáritas, como a precarização crescente do mundo do trabalho, os impactos da emergência climática – e o contexto no semiárido -, a crise social e a epidemia de violência que afeta a juventude.
Alguns dos pontos levantados foram destacados para serem trabalhados com mais atenção na intervenção da Cáritas nos próximos anos, em alinhamento com o novo plano estratégico em construção.
Patrícia Amorim, assessora técnica do Secretariado Regional e a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima.
PARCERIA COM MISEREOR
Outro objetivo do encontro foi a construção de um novo projeto com a organização alemã Misereor. Por quase uma década, a Rede Cáritas no Ceará, em parceria com a Misereor, tem desenvolvido importantes projetos que não apenas cultivam alimentos que nutrem o corpo, mas também semeiam a solidariedade e florescem esperança nas comunidades mais vulneráveis do Ceará e do Brasil.
Impulsionar agroecologia, alimentos saudáveis e geração de renda no campo também faz parte do trabalho.
Para a secretária executiva da Cáritas Regional Ceará, o novo projeto a ser apresentado busca ser capaz de responder aos novos desafios da conjuntura social, econômica e ambiental, formar e capacitar as redes e os sujeitos sociais e locais, promovendo autonomia nas áreas onde há maiores necessidades.
Festa da Colheita e Casas de Sementes Crioulas: Fortalecimento de redes comunitárias e territoriais é um dos objetivos do atual projeto Tecendo Redes de Solidariedade III.
O encontro foi a culminância em uma série de oficinas diocesanas e regionais realizadas ao longo do semestre para definição dos componentes centrais do novo projeto, como focos temáticos, objetivos específicos, indicadores de impacto, ações e atividades.
Nos últimos três anos, a parceria entre Cáritas e Misereor beneficiou diretamente mais de 11 mil pessoas e indiretamente 49 mil, em 157 territórios do Ceará. Essas ações transformadoras do projeto "Tecendo Redes de Solidariedade III" apoiaram famílias e comunidades de agricultores rurais, grupos produtivos de mulheres e jovens, artesãos, feirantes da economia popular solidária e redes de catadores e catadoras de materiais recicláveis, além de promoverem a mobilização para a incidência política.
Ao fim do encontro, os e as agentes Cáritas retornam para seus territórios com alegria no peito, pois sabem que caminham ao lado daqueles que, movidos pelo amor ao próximo, constroem diariamente um mundo mais justo e solidário. Em cada olhar e em cada gesto, a certeza de que a missão continua, sustentada pela esperança e pelo compromisso de transformar vidas e semear o bem.