Rede Cáritas assume coordenação de 4 microrregiões no Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

Áreas de Atuação

Encontro do FCVSA elegeu nova coordenação e tirou delegados para Assembleia Geral da ASA.

Publicação: 29/04/2024

Representantes da Rede Cáritas Ceará participaram nos últimos dias 25 e 26 de abril da Reunião Ampliada e Assembleia do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), na sede da Fetraece, em Fortaleza.

O evento reuniu entidades sociais, organizações da sociedade civil e sindicatos de trabalhadores rurais para informes, acompanhamento da execução de programas e tecnologias sociais, eleição da nova coordenadoria e de 9 delegados e delegadas para a Assembleia Geral Extraordinária da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que abarca os estados do Nordeste e Minas Gerais.

Com 36 entidades aptas a votar, o pleno elegeu o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) como coordenação titular do FCVSA e o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA) como suplente.

A Rede Cáritas assumiu a coordenação de quatro microrregiões, sendo elas: Ibiapaba-Litoral Oeste com a Cáritas Diocesana de Tianguá; Sobral, com a Cáritas Diocesana de Sobral; Inhamuns-Crateús, com a Cáritas Diocesana de Crateús; e Itapipoca, com a Cáritas Diocesana de Itapipoca. Já a Cáritas Diocesana de Iguatu e Cáritas Regional Ceará ficaram na suplência de suas microrregiões, Iguatu e Fortaleza, respectivamente.

Para o coordenador da Cáritas de Crateús, Adriano Leitão, a titularidade de uma microrregião significa maior responsabilidade. "Vamos ajudar as microrregiões a organizarem seus fóruns municipais e suas atividades, incentivar os debates, discussões e participação nas políticas de convivência com o semiárido, assim buscar a unidade para avançar”, explica.

A Cáritas integra o Fórum Cearense desde sua origem, contribuindo na construção do debate, da política e da atuação coletiva em prol dos explorados, desassistidos e vulneráveis do semiárido brasileiro.

Ainda segundo Adriano Leitão, a presença da entidade no Fórum Cearense é uma “reafirmação do nosso compromisso com um semiárido vivo, resistente e de possibilidades”.

Equipamento de resistência, mobilização e proposição para a vida no semiárido, o FCVSA é um espaço político, de organização social, discussão, incidência e monitoramento das políticas públicas para a Convivência com o Semiárido no Ceará. Atualmente reúne 45 organizações de todas as regiões do estado e também atua como instância estadual da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

VEJA MAIS IMAGENS NA GALERIA ABAIXO:

Cáritas no Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

O QUE É? FÓRUM CEARENSE PELA VIDA NO SEMIÁRIDO

O Fórum Cearense foi criado em fevereiro de 1999 com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para trabalhar políticas públicas em favor da convivência com o Semiárido. Nessa época, viam-se os desafios a serem enfrentados como: trabalhar a dimensão da informação; apropriar-se das informações sobre políticas públicas de recursos hídricos; pensar em eventos amplos para discutir políticas das águas, entre outras ações.