COLABORE

Rede Cáritas participa da 22ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Ceará

Áreas de Atuação

Publicação: 22/12/2023

A Cáritas Regional Ceará subiu a serra da Ibiapaba nos últimos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2023 para participar da vigésima segunda Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, em Viçosa do Ceará.

Idealizada e produzida pela Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES), o evento reuniu cerca de 30 feirantes e, paralelamente à comercialização, apresentou 11 oficinas temáticas e intercâmbios de agroecológicos.

Uma ampla variedade de itens em artesanato de barro, madeira, tecido, renda e crochê puderam ser adquiridos, assim como peças de vestuário, acessórios de moda, livros de poesias, mudas de plantas, óleos essenciais e diversos alimentos e bebidas beneficiados da agricultura familiar, como pães, doces, temperos, grãos, cachaças e mel.

O evento contou com apoio e presença da rede Cáritas Ceará, entre suas entidades-membros: Cáritas Diocesana Tianguá, Cáritas Diocesana do Crato, Cáritas Diocesana Itapipoca, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e Cáritas Brasileira Regional Ceará.

“Não é somente sobre vender produtos. Mais importante que isso, é sobre afirmar que podemos ter outra economia, que valorize o trabalho, o ser humano e os territórios”, afirma Maria das Graça Santos, representante da Rede Cearense de Economia Solidária. “É o discurso na prática”.

Para a RCSES, a Economia Popular Solidária é um dos caminhos possíveis em contraposição e superação da lógica capitalista de superacumulação de bens, geradora de pobreza mundial e destruição de biomas, uma vez que aponta para o desenvolvimento sustentável, valorização do ser humano, do meio ambiente e da vida.

A 22ª Feira de Socioeconomia Solidária e Agricultura Familiar teve apoio o apoio institucional do Banco Palmas, Instituto Veredas da Cidadania, Instituto Agropólos do Ceará, Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa do Ceará, Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) do Governo do Estado do Ceará.

Tag