O Secretariado Regional da Cáritas
Brasileira Ceará se reuniu nesta segunda-feira (06), na sede, em Fortaleza, com
representantes da Comissão do Pilar da Caridade da Diocese de Quixadá para discutir a retomada da Cáritas
Diocesana no território. Atualmente, Quixadá é o único bispado cearense sem
atuação do organismo.
Este foi o segundo momento de discussão sobre o tema entre Secretariado Regional e Diocese. A possibilidade de reiniciar a Cáritas Diocesana de Quixadá tem sido animada especialmente pelo bispo diocesano dom Aurélio Pinto de Sousa.
Na oportunidade, a secretária executiva do Regional, Glória Carvalho, e os assessores técnicos, Patrícia Amorim e Francisco Santiago, apresentaram a missão, organização, formação e eixos de atuação da Rede no Ceará aos padres Luciano Limaverde e Jonas Idalicio de Oliveira Neto que, por sua vez, partilharam da atuação das Pastorais Sociais e dos Pilares da Caridade, do Pão, da Missão e da Palavra nas 22 paróquias alcançadas.
“Acredito que as pessoas vão se engajar [na criação da Cáritas]. Uma das características dos leigos de Quixadá é o voluntariado e a participação na ação social”, afirma o Pe. Luciano Limaverde.
Para o sacerdote, uma vez que aprovada a retomada do organismo, o resultado será a soma de forças com ênfase no trabalho social, na solidariedade e no amor cristão. “Sabemos de todo o trabalho da Rede Cáritas junto às pessoas necessitadas, em vulnerabilidade e empobrecidas, por isso, enquanto Igreja, é importante darmos ênfase a esse trabalho social e somarmos forças”, declara.
COMO NASCE UMA CÁRITAS
A criação de uma nova Cáritas deve ser fruto de um processo participativo, sendo uma ação da comunidade. Alguns passos são necessários: equipe animadora; proposta de trabalho; diálogo com famílias, grupos e comunidades; e diagnóstico do território/comunidade para citar alguns.
Para ser implementada e ser membro da Cáritas Brasileira, as Cáritas Diocesanas precisam ter personalidade jurídica própria, conselho diocesano, diretoria eleita em assembleia, conselho fiscal, assessoria, equipe executiva, comissões/grupos de trabalho e serem aceitas perante Assembleia Nacional.
O QUE É A CÁRITAS
A palavra
"carĭtas" tem sua origem no latim e significa caridade, amor e
compaixão. Ela se traduz na prática e na promoção da solidariedade e empatia ao
próximo. Dar de beber àquele que tem sede e de comer ao faminto. É o coração da
Igreja no mundo.
Hoje, a Caritas
Internacional compõe uma confederação com mais de 170 organizações-membro, se
consolidando como uma das maiores agências humanitárias do mundo.
Nesse contexto, a Regional Ceará se estabelece como um secretariado da Cáritas Brasileira, articulando e fortalecendo as dioceses cearenses em nossa missão pastoral de defesa dos direitos humanos e promoção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
MISSÃO
“Testemunhar e anunciar o
Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e
participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino
de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão
social" é a missão da Cáritas Brasileira.