Intercâmbio de Cáritas Paroquiais do Ceará: um encontro de mobilização, fé e solidariedade

Intercâmbio reuniu representantes de Cáritas Paroquiais e Diocesanas em Pacajus

Publicação: 27/06/2024

A experiência das Cáritas Paroquiais como ação social da Igreja Católica junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social e seu potencial de mobilização para a garantia de direitos e transformação da sociedade foi ponto de reflexão de evento que reuniu a Rede Cáritas nos últimos dias 21, 22 e 23 de junho, no Centro Pastoral Paroquial de Pacajus.

O Intercâmbio contou com visitas de campo às experiências de convivência com o Semiárido na Vila São Miguel, em Ocara, onde a Cáritas Paroquial de Ocara acompanha empreendimentos solidários com acesso a Fundos Rotativos Solidários e o desenvolvimento de sistemas de bioáguas – reuso de águas cinzas – em quatro comunidades rurais para cultivo em quintais produtivos na promoção da segurança alimentar e nutricional.

Os participantes também conheceram a loja física do Bazar Social, onde a Cáritas Paroquial de Pacajus articula e organiza um bazar de roupas, bolsas, acessórios e outros itens a preços acessíveis para viabilizar outro trabalho: doações de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A programação ainda contou com estudos de textos referenciais, partilha das experiências do trabalho voluntário realizado pelas Cáritas Paroquiais de Timonha, Chaval, Potengi, Trairi e Itapipoca (CP Dom Helder Câmara e CP São Luís Orione) e troca de reflexões e sugestões junto às Cáritas (Arqui)Diocesanas.

“Este é um momento muito esperado por nós do Regional Nordeste 1, onde reunimos representantes das Cáritas (Arqui)Diocesanas e Paroquiais do Ceará para partilhar, refletir e fortalecer as experiências existentes nas paróquias”, comenta a secretária executiva do Secretariado Regional da Cáritas Ceará, Glória Carvalho. “Observamos o carinho, a organização e a força mobilizadora das Cáritas Paroquiais da região e queremos avançar juntos, envolvendo cada vez mais leigos e leigas neste belíssimo trabalho voluntário”, explica.

Entre os 78 membros da Cáritas Paroquial de Pacajus, está a coordenadora e voluntária Maria Avanilce “Dina” Bezerra que, assim como os demais homens e mulheres do grupo, doa tempo e esforço para a construção da sociedade do Bem Viver. Sua contribuição faz toda a diferença para centenas de famílias desfavorecidas na cidade e na zona rural de Pacajus. É a partir desse trabalho voluntário de sensibilizar, convencer e mobilizar doações, verificar, separar itens, cadastrar, transportar, entregar e prestar contas que 150 famílias recebem alimento.

E esta é apenas uma parte do trabalho. Como as doações diretas não cobrem todos os gastos, a saída foi abrir um Bazar Social de roupas, bolsas, acessórios e outros itens para subsidiar as cestas básicas. Os fornecedores são familiares, amigos, conhecidos e alguns empresários sensíveis a causas sociais mobilizados pelos agentes Cáritas.

“A gente faz tudo isso com o coração, então ficamos muito felizes de saber que outras Cáritas acreditam e se espelham em nós. Que nosso trabalho tem sido referência para outros territórios, assim como o trabalho que eles desenvolvem em seus locais também nos inspira”, afirma a coordenadora Avanilce “Dina” Bezerra.

Para a médica e voluntária da Cáritas Paroquial de Pacajus, Ana Maria Menezes, o destaque do evento é a troca de experiências. “Observamos iniciativas e experiências que foram ou estão sendo realizadas em outros locais e isso nos faz aprender novas coisas e nos perguntar como podemos fazer mais em nosso território”, comenta.