Crateús recebe a maior Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Sertão dos Inhamuns

Áreas de Atuação

Publicação: 27/05/2024

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, a praça Gentil Cardoso, no centro de Crateús, se transformará no maior palco de comercialização de produtos da agricultura familiar com a 19ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária de Crateús e Inhamuns, quando reunirá mais de 200 empreendimentos coletivos e individuais de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores.

São esperadas cerca de 30 mil pessoas durante o evento, e mais de 500 feirantes de todo o Ceará e de outros estados do Nordeste estão cadastrados para exposição e comercialização de produtos da terra, alimentos beneficiados, comidas típicas, artesanatos, vestuário e afins.

Paralelo à feira ao ar livre, a programação se desdobrará em seminários, oficinas de trabalho, rodas de conversa e intercâmbios de experiências com visitas de campo, além de atrações culturais.

Entre a gama de atividades, estão previstas oficinas sobre confecção de produtos artesanais e beneficiamento de alimentos, seminário com gestores de políticas públicas da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária, e intercâmbios sobre educação contextualizada para o Semiárido e conservação de sementes crioulas. Também integra a programação da Feira de Inhamuns e Crateús um momento de discussão sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) com o diretor de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria Geral da Presidência da República, Igor Ferrer, no dia 6, às 9h.

“Será uma das maiores feiras já realizadas em nossa trajetória”, afirma o coordenador da Cáritas Diocesana de Crateús, Adriano Leitão, um dos organizadores do evento. “A cada ano nossa feira cresce e ganha mais proporção, se consolidando ainda mais no calendário nacional de eventos do tipo. Hoje temos a alegria de sermos um espaço de encontro de representações de todo o Nordeste e outras regiões do Brasil sobre economia popular solidária, reflexão, formação e comercialização”, declara.

Para o professor em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Valdenio Mendes, as feiras ao ar livre são espaços constituintes do Nordeste e oportunidades de aprendizado para trabalhadores do campo e da cidade. “Feiras fazem parte da cultura, identidade e daquilo que entendemos por Nordeste. Temos muitos casos de municípios, como Feira de Santana e Caruaru, por exemplo, que cresceram econômica, social e culturalmente em torno de feiras de agricultura e artesanato que ficaram muito conhecidas”, explica o professor.

Muitos dos feirantes locais, ele diz, são técnicos, licenciados, bachareis oriundos da instituição ou familiares de alunos. “Enquanto instituição de ensino, o IFCE entende a multiplicidade e entende que a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Crateús é um espaço de vivência dessa cultura, de aprendizado, de educação e formação”, conclui.

Com o tema “Agricultura Familiar: Pão e Paz em Todas as Mesas”, a 19ª edição da Feira de Inhamuns e Crateús busca dialogar sobre o combate à fome, um dos maiores desafios históricos da sociedade brasileira, e divulgar boas experiências e práticas da agricultura familiar e agroecologia para sua superação. “Existem diversas experiências na agricultura familiar dos territórios, como o trabalho com as sementes crioulas, as produções agroecológicas e o beneficiamento de alimentos que mostram que é possível construir a paz e a partilha do pão entre todos nós, irmãos e irmãs”, informa Adriano Leitão.

A própria concepção de feiras de agricultura familiar é uma estratégia para o desenvolvimento socioeconômico, concebida para ser um instrumento de enfrentamento para a superação da fome, subemprego e desenvolvimento da capacidade produtiva dos agricultores familiares rurais, além de proporcionar interação entre fornecedor e comprador e maior controle e autonomia da família agricultora sobre suas vendas ao retirar a presença de qualquer atravessador.

SOBRE A FEIRA DE CRATEÚS E INHAMUNS

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária de Inhamuns e Crateús nasceu em 2005, a partir da demanda dos agricultores e agricultoras para ter espaço de comercialização, integração e divulgação de seus produtos. É coordenada pela Cáritas Diocesana de Crateús e promovida por uma rede de organizações que contempla a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto Veredas, Prefeitura Municipal de Crateús e Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA).

Ainda tem apoio da Cáritas Brasileira Regional Ceará, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Instituto de Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal (MDA).

SERVIÇO

Tema: “Agricultura Familiar: Pão e Paz em todas as mesas”

Nos dias 6 e 7 de junho de 2024 Na Praça Gentil Cardoso, centro de Crateús

Programação da Feira