Cáritas Limoeiro do Norte fortalece IV Feira Regional de Agricultura Familiar e Economia Solidária

A Feira Regional abre a Semana Zé Maria do Tomé com comercialização de produtos da agricultura familiar, flores e artesanato

Publicação: 15/04/2024

O centro de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, recebeu no último dia 13 de abril a IV Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, reunindo feirantes desse município, Tabuleiro, Quixeré, Russas, Palhano, Fortim, Aracati e Jaguaretama. O evento, realizado anualmente em abril, abre a Semana Zé Maria do Tomé com comercialização de produtos da agricultura familiar camponesa, flores e artesanato variado.

Em média 60 feirantes participaram do evento comercializando ovos caipira, hortaliças, frutas, legumes, doces, pães, tapioca e biscoitos, para citar alguns dos itens disponíveis. "Nossa feira é muito diversa, temos alimentos orgânicos, agroecológicos, livres de agrotóxicos, produtos beneficiados, peças de artesanato, livros, mercado de flores e mais", conta a coordenadora da Cáritas Diocesana Limoeiro do Norte Aline Maia.

"Um dos critérios para participar é ter produções de base agroecológicas, que preza pela policultura, pela diversidade, pela defesa da natureza, feito por unidades familiares e grupos produtivos solidários", explica.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Limoeiro do Norte, Lucas Mendes de Brito, duas das principais conquistas da feira é o fortalecimento da rede de agricultores a partir do intercâmbio e a exclusão da figura do "atravessador" da comercialização dos produtos.

"Queremos que quem produz tenha contato direto com quem consome e vice-versa, diferente da lógica do supermercado ou da compra por atravessador", afirma, defendendo que o trabalhador e trabalhadora tenha controle e autonomia sobre suas vendas e que o consumidor conheça e interaja com quem plantou e colheu aquele alimento. "As pessoas já sentem que um elo foi criado e ficam ansiosas pela feira".

A Feira Regional é organizada pela Cáritas Diocesana Limoeiro do Norte, STTR de Limoeiro do Norte, FETRAECE, Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Terra (MST CE), Ematerce, Secretaria Municipal de Agricultura de Limoeiro do Norte, Associações locais e demais entidades do Movimento 21.

Desde a primeira edição, a Cáritas Limoeiro, que integra a Comissão Municipal do Semiárido, assume a responsabilidade de contribuir na organização, animação e mobilização dos grupos produtivos e articulação para realização da Feira Regional.

Também está em organização mais uma edição da Feira Municipal, em parceria com o STTR, a ser realizada todo primeiro sábado do mês.