Cáritas Diocesanas na construção de um Ceará Sem Fome

Em Sobral, primeira-dama Lia de Freitas se reúne com 27 cozinhas solidárias do Ceará Sem Fome

Publicação: 13/05/2024

Cerca de 100 representantes das 27 cozinhas do Ceará Sem Fome de Sobral, Groaíras e Forquilha, gerenciada pela Cáritas Diocesana de Sobral, participaram no último sábado (11), no Centro de Treinamento de Sobral Dom Aldo Pagotto (Cetreso), de roda de conversa com a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

A atividade visou o monitoramento da execução do programa, acompanhar as demandas de melhorias das cozinhas solidárias, a exemplo de equipamentos, estrutura ou necessidade de aumentar itens alimentícios, daqueles que atuam nas cozinhas solidárias do Lote 22.

Na ocasião, a presidente do Comitê, Lia de Freitas, anunciou a disponibilidade de R$ 4,6 milhões para equipar cozinhas no interior do estado com recurso oriundo do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado (FDID), do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Também foi anunciado o lançamento do Eixo de Qualificação Profissional e Empregabilidade do programa, onde beneficiários e cozinheiros(as) e auxiliares voluntários das cozinhas poderão participar de capacitações profissionalizantes em diversas áreas, como de padaria, bolos, massas, doces e salgados.

Atualmente, o programa conta com 1.080 cozinhas em 181 cidades cearenses, responsáveis pela distribuição de 100 mil refeições diárias para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em Sobral, são 18 unidades do programa, servindo 1800 refeições por dia.

O evento contou com a presença do bispo diocesano Dom Vasconcelos, o padre vice-presidente da Cáritas de Sobral, Francisco de Assis Neto, a secretária em exercício dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, a vereadora de Santana do Acaraú, Betânia Andrade e os coordenadores do programa na Cáritas Diocesana de Sobral, Marina Bezerra e Juarez Sá, assim como agentes Cáritas e organizações da sociedade civil.

Marina e Juarez, coordenadores do Ceará Sem Fome pela Cáritas Diocesana de Sobral.

CÁRITAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CEARÁ SEM FOME

A Cáritas Regional Ceará integra o Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e três de suas entidades-membro - Cáritas Diocesana de Sobral, Cáritas Diocesana de Crateús e Cáritas Diocesana de Tianguá - atuam como Unidades Gerenciadoras (UGs) de 91 cozinhas, também chamadas de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), por meio de Termo de Colaboração com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Segundo explica o agente Cáritas e coordenador da UG/Lote 37, Juarez Fernandes Sá, a participação da entidade no Programa Ceará Sem Fome foi uma decisão avaliada pela conjuntura socioeconômica atual. “A Cáritas tem a segurança alimentar e assistência social aos mais vulneráveis em seus eixos de atuação. Em meio ao cenário de agravamento da insegurança alimentar foi natural a decisão de participar da sua implementação para ajudar a colocar o programa de pé e alimentar nossos irmãos e irmãs cearenses”, diz.

A agente Cáritas e coordenadora da UG/Lote 22, Marina Bezerra, lamenta que a demanda ainda seja maior do que as cozinhas conseguem suprir. “Infelizmente, a procura é grande e existem listas de espera”, conta, explicando que tem-se a expectativa de ampliação do número de cozinhas e beneficiários nos próximos anos.

“Quando estamos nas cozinhas vemos a alegria e satisfação daquele que recebe aquele alimento. Muitos nos relatam que aquela é a única refeição do dia. Ver que este trabalho faz a diferença é saber que estamos cumprindo nossa missão”, declara Marina.

Atualmente a Cáritas Diocesana de Sobral gerencia os Lotes 22 e 37, que atendem juntas 37 cozinhas nos municípios de Sobral, Groaíras, Forquilha, Alcântaras, Massapê, Santana do Acaraú e Senador Sá.

A Cáritas Diocesana de Crateús gere o Lote 23, com 18 cozinhas, atendendo os municípios de Crateús, Independência, Ipaporanga e Novo Oriente.

Já a Cáritas Diocesana de Tianguá faz a gestão de 36 cozinhas no Lote 19, nos municípios de Viçosa do Ceará, Ubajara, Tianguá, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu e Croatá da Serra.

Cáritas Diocesanas na construção de um Ceará Sem Fome

PROGRAMA CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é uma política pública estadual permanente de combate à fome e promoção da segurança alimentar do Governo do Estado, instituída pela Lei 18.312/23, com duas frentes de atuação: a oferta de refeições e o cartão Ceará Sem Fome. As ações do programa são realizadas de forma conjunta pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio de outros órgãos estaduais e municipais, sociedade e setor privado.

REFEIÇÕES - O Estado firmou colaboração com organizações da sociedade civil e entidades sociais sem fins lucrativos para atuarem como Unidades Gerenciadoras (UGs). responsáveis pela organização, gestão, abastecimento, fiscalização, capacitação e monitoramento das cozinhas solidárias (Unidades Sociais Produtoras de Refeição). O Estado paga ajuda de custo aos responsáveis pelas cozinhas, que também contam com trabalhadores voluntários.

CARTÃO CEARÁ SEM FOME - Ação emergencial executada pela Secretaria da Proteção Social em parceria com os municípios. Cerca de 50 mil famílias beneficiadas com cartões para compra de alimentos no valor de R$ 300.