COLABORE

Cáritas Ceará recebe Renato Roseno e Bruno Paes Manso em formação sobre prevenção à violência

Áreas de Atuação

Segurança pública e prevenção à violência foram temas do Curso Formação em Democracia e Políticas Públicas de julho

Publicação: 26/06/2024


Somente nas últimas semanas de junho, uma chacina irrompeu em praça pública deixando oito mortos, em Viçosa do Ceará. Na capital, uma mulher e uma criança de 10 anos foram assassinadas a tiros na Areninha do Barroso e outras oito vítimas, entre 8 e 16 anos, foram baleadas. Para as forças de segurança, as fatalidades são resultado da guerra entre facções criminosas.

A população cearense, principalmente dos territórios periféricos, encontra-se cada vez mais cercada pelo recrudescimento da violência armada em meio ao acentuado conflito territorial entre as facções ligadas ao narcotráfico e o aumento da repressão policial.

Diante desse triste e desafiador cenário, o Curso de Formação em Democracia e Políticas Públicas da Cáritas Regional Ceará recebeu dois nomes de peso nacional no tema segurança pública, criminalidade e prevenção à violência. O jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso, autor de “A República das Milícias”, e o deputado estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará, foram os convidados para ministrar o 10º módulo do curso ocorrido na terça-feira, 2 de julho.

Quais são as origens das facções criminosas? Como o Ceará se tornou um ponto estratégico para seu desenvolvimento? Por que os modelos de segurança pública atuais falham no combate à violência? Como podemos prevenir o homicídio de crianças e adolescentes neste contexto? Como lidamos com territórios faccionados nas periferias urbanas e nas comunidades rurais? Essas foram algumas das perguntas guias da aula.

O módulo teve participação média de 60 pessoas durante as três horas de aula. Na ocasião, o pesquisador Bruno Paes Manso compartilhou suas investigações sobre o surgimento e ascensão das facções criminosas e milícias armadas e como se organizam em contextos territoriais diferentes. Diante deste cenário, o presidente Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Renato Roseno, ofertou análises sobre a interiorização da violência no Nordeste, apontando evidências baseadas em pesquisas do Comitê sobre homicídios na adolescência e recomendações para prevenção a partir de uma agenda em Direitos Humanos.




O Curso de Formação em Democracia e Políticas Públicas é destinado a agentes Cáritas, voluntários, representantes de grupos e comunidades acompanhadas pela instituição, visando qualificar sua atuação em espaços de controle social de políticas públicas, com foco na incidência política e garantias de direitos. Possui 100h de carga horária, em formato híbrido, com oferta de certificação na conclusão.



 

BRUNO PAES MANSO

Bruno Paes Manso é doutor em Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), sendo também autor de livros best-sellers como “A Fé e o Fuzil: Crime e Religião no Brasil do Século XXI” e “A Guerra: A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”.


RENATO ROSENO

Renato Roseno (PSOL) é deputado estadual, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará. Possui mais de 30 anos de experiência em direitos humanos, especialmente no combate à violência contra crianças e adolescentes e prevenção aos homicídios na adolescência.



Tag