Cáritas Ceará e SDA entregam primeiras 50 cisternas de água para famílias rurais de Massapê

Cerca de 225 pessoas da comunidade serão diretamente beneficiadas as tecnologias

Publicação: 25/03/2024

Cinquenta famílias do sítio Apertado, na zona rural de Massapê, receberam, oficialmente, no último dia 22 de março, as primeiras cisternas de 16 mil litros concluídas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Cáritas Regional Ceará.

O secretário Moisés Braz, gestores municipais, trabalhadores rurais, representantes do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e de entidades sindicais participaram do momento.

Cerca de 225 pessoas da comunidade serão diretamente beneficiadas com as cisternas de água, que já começaram a receber as primeiras chuvas. No Ceará, o programa visa a segura hídrica de populações rurais, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas em situação de vulnerabilidade promovendo a construção de cisternas e tecnologia social de captação, filtração e armazenamento da água da chuva.

"Temos muita alegria de entregar esses equipamentos", afirma o coordenador do projeto pela Cáritas, Paulo César Oliveira. "O momento de entrega das cisternas é sempre emocionante, porque sabemos que as famílias enfrentavam grandes dificuldades para acessar água de qualidade e este é um momento de virada em suas vidas".

Junto à SDA, a Cáritas Regional Ceará deverá construir 276 cisternas de placas com capacidade de armazenar 16 mil litros e cisternas escolares para consumo humano no sertão de Sobral, nos municípios de Pires Ferreira, Sobral, Massapê, Moraújo, Coreaú e Forquilha.

Foto de destaque: Rafael Fonteles/SDA