Campanha da Fraternidade 2024 é oficialmente lançada no Ceará

Igreja

Campanha da Fraternidade 2024 reúne representações da Igreja e órgãos de Estado durante lançamento em Fortaleza (CE)

Publicação: 17/02/2024

Foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (16) a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Nordeste 1 (CNBB NE1), em Fortaleza (CE). O lançamento nacional aconteceu na quarta-feira de Cinzas (14), em Brasília.

A mesa de lançamento e discussão reuniu representações da Igreja Católica, da CNBB NE1, Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza; Dom Geraldo Freire, bispo de Iguatu e secretário da CNBB NE1; Dom Júlio César, bispo auxiliar de Fortaleza; de instituições públicas e órgãos, Walter Cavalcante, secretário estadual de Relações Institucionais do Governo do Estado do Ceará; Renato Roseno, deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia; Leonardo Resende, desembargador federal do TRF-5; Antônia Lima, promotora de Justiça do MPCE; Leandro Sousa Bessa, defensor público titular da 3ª. Defensoria Pública do Ceará; e sociedade civil, Lucia Albuquerque, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH); e Andreia Castro, representante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST)

A Cáritas Regional Ceará, entusiasta da CF, esteve presente a partir de sua coordenação e comunicação social.

A partir da percepção de um momento histórico de sociedade dividida, desigual e excludente, onde cresce o individualismo, a indiferença e o ódio, esta edição da CF busca propagar o projeto de “Fraternidade” e a ideia de “Amizade Social”, esta última cunhada pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Fratelli Tutti.

“Enquanto houver grito de violência, guerra e ódio, precisamos resgatar e despertar a palavra da paz, da comunhão. da amizade e do respeito que deve imperar em nossos lares, nas escolas, nos ambientes de trabalho e nas ruas”, afirmou Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, lembrando o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

O secretário da CNBB NE1 e bispo de Iguatu, Dom Geraldo Freire, explicou que a Campanha da Fraternidade procura refletir os dramas e desafios da realidade brasileira, destacando os temas trabalhados ao longo dos 60 anos de CF: combate à fome, tráfico de pessoas, encarceramento, superação da violência, meio ambiente, desemprego e etc.

“Esta edição trouxe um tema que toca profundamente a sociedade e oferece um ponto de partida para a construção de laços e relações, fugindo dos individualismos e da indiferença, principalmente para com aqueles que mais necessitam, os pobres e os vulneráveis”, declarou.

A Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

Coleta Nacional da Solidariedade

Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, do fim de semana do Domingo de Ramos. Só em 2023, com recursos da coleta, foram apoiados 240 projetos sociais em todo o país. Projetos que devolveram a dignidade às pessoas, por meio desenvolvimento humano integral.

A Campanha da Fraternidade é, desde as suas origens, uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Desde o início, em 1962, na arquidiocese de Natal (RN) e, depois, a partir de 1964, em todo o Brasil, nunca faltou à CF a preocupação com o tema da caridade e amizade social, para que, no tempo quaresmal, sejam alcançados os corações dos cristãos. Pois o fruto da oração e da penitência é a caridade, exercida também pela Campanha da Fraternidade.

Redação: Alana Soares, jornalista Cáritas Ceará / Com informações de CNBB Nacional.