Rede de Intercâmbio de Sementes da zona Norte celebra sua 10ª Festa da Colheita

A festa aconteceu de 21 à 23 de julho em Pocinhos, município de Forquilha

Publicação: 27/07/2022

Realizada pela Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS) e pela Cáritas Cáritas Diocesana de Sobral, a 10ª Festa da Colheita Microrregional da Zona Norte, reuniu agricultores e agricultoras representantes das Casas de Sementes que compõem a RIS, organizações parceiras como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a população anfitriã do Assentamento Pocinhos localizado no município de Forquilha, interior do Ceará.

A Festa aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho contando ainda com um encontro formativo na sede da associação comunitária, mesmo espaço onde funciona a Casa de Sementes local. A atividade foi realizada presencialmente, com momentos formativos e de celebração em memória aos povos antigos, que como forma de agradecimento pela boa colheita, ofertou os primeiros frutos de sua colheita aos sacerdotes para levar seus agradecimentos ao bom Deus.

O evento contou com representantes dos municípios de Sobral, Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú, Senador Sá, Morrinhos, Pacujá, Marco, Itapipoca e Bela Cruz. Com o apoio e parceria da Coordenação Regional da FETRAECE, da FETRAECE de Fortaleza, Associação Comunitária de Pocinhos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Forquilha e da Prefeitura Municipal de Forquilha.

A abertura da festa aconteceu no dia 21 com uma missa solene presidida pelo Pároco de Forquilha e Diretor Presidente da Cáritas, padre Gerson Luiz Peres Gomes, que falou sobre a importância da Festa da Colheita na vida das comunidades e sobre como a igreja se faz presente na vida das pessoas através do trabalho comunitário das casas de sementes, ressaltando ainda este momento como celebração da vida e da solidariedade entre as pessoas e as casas de sementes, rogando as bênçãos de Deus a todas as famílias das casas de sementes espalhadas nas diversas paróquias da Diocese.

No sábado (23), pela manhã o encontro foi encerrado com uma avaliação e os encaminhamentos para os próximos passos da RIS, bem como a escolha e definição da comunidade que sediará a 11ª Festa da Colheita Regional, já em 2023 na cidade de Sobral.

Durante o evento, um estudo foi realizado sobre a conjuntura política, econômica, eclesial e o papel das pastorais sociais, apresentando a parceria do IFCE de Sobral na execução de um projeto de pesquisa sobre caracterização das espécies de sementes crioulas, coleta, seleção e técnicas de armazenamento dessas sementes.

Há dois anos sem acontecer, a Festa celebrou o reencontro e a convivência, uma festividade em torno das sementes crioulas, cultivadas, armazenadas e multiplicadas pelos agricultores e agricultoras camponesas, tratando sobre o plantio e cultivo desses grãos e sobre as casas de sementes comunitárias, que estão dentro da área de convivência com o semiárido. Durante o encontro são debatidos temas relevantes que dialogam com a organização das casas de sementes, como o direito à semente crioula e a sua preservação, formas de perpetuar e garantir a continuidade dessa cultura.

Para José Maria Gomes, coordenador da RIS Zona Norte “foi um momento de muita emoção e de grande alegria poder reencontrar todos e todas neste grande evento de celebração da festa da colheita e Pocinhos que sediou a Festa, preparou tudo com muito carinho e muito amor regado de troca de experiências e de solidariedade” declara, o também assessor técnico da Cáritas de Sobral .

Celebrando ainda a cultura, um documentário foi exibido durante a programação, produzido por jovens, a obra conta a história da comunidade de Pocinhos, houve apresentação ainda de boi de reisado, poesias matutas e a realização do concurso Flores do Meu Sertão.

Concurso Flores do Meu Sertão

O concurso surgiu com o objetivo de estimular a participação de sócios e sócias das casas de sementes da RIS Zona Norte, além de divulgar as belezas do sertão e o trabalho das casas de sementes. Fruto das festas locais, cada RIS municipal levou as suas fotografias de flores da caatinga previamente analisadas

por jurados, seguindo regulamento estabelecido, desta forma foram selecionadas as 10 melhores fotos trazidas das casas de sementes e destas, quatro foram premiadas durante a festa. Os ganhadores se classificaram como: 1º Lugar geral, Casa de Águas de Março, da comunidade de Camará de Santana do Acaraú, com a flor da embiratanha; 2º lugar para casa de sementes Grão de Trigo, da comunidade de Cajueiro de Forquilha, com a flor do feijão; 3ª lugar casa de sementes Bem Viver,  da comunidade de Viração em Forquilha, com a flor do jerimum; 4º lugar para o Assentamento Altinhos, do município de Morrinhos, com a flor da Salsa.

Os jurados convidados foram, Livia Teixeira, estudante de mestrado da UNILAB, Monaiane Sá, da Caritas Brasileira Regional Ceará e Juarez Fernandes, ex-agente Cáritas da Diocese de Tianguá.

A Festa da Colheita consolida um movimento que acontece anualmente, construindo e ampliando os debates sobre o tema. Em dez edições da festa, muitas sementes foram cultivadas e multiplicadas, criando um fluxo de resistência e luta pela vida, das sementes e do povo.