COLABORE

Rede Cáritas Ceará recebe prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos

Institucional

Premiação foi concedida à coletivos e movimentos que durante a pandemia se auto-organizaram em redes de solidariedade

Publicação: 16/12/2021


Na última sexta-feira (10/12), a Rede Cáritas Ceará esteve presente na solenidade de premiação  da Assembleia Legislativa do Ceará para receber o prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos.  Realizado no Auditório Murilo Aguiar da AL, o evento marcou o Dia Internacional dos Direitos Humanos e  na edição de 2021 contemplou 25 coletivos e movimentos que, durante a pandemia de Covid-19, se auto-organizaram como redes de solidariedade às populações vulneráveis. A Rede Cáritas Ceará foi agraciada com a premiação graças aos trabalhos desenvolvidos através da ação solidária É Tempo de Cuidar.

Presidida pelo deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, Renato Roseno (Psol), a mesa da solenidade foi composta pela desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, e presidente do Instituto que leva o nome do pai; Cristiane Holanda, representando o Governo do Estado em nome da vice-governadora Izolda Cela; Lia Cordeiro Felismino, da Defensoria Pública do Estado do Ceará. E ainda, Leila Paiva, presidente da Comissão Direitos Humanos da OAB-CE; Vanilo de Carvalho, da CNBB; Louise Santana, co-vereadora de Fortaleza (Psol), da mandata coletiva Nossa Cara e Cristiane Faustino, presidenta do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Adriano Leitão (Cáritas Diocesana de Crateús), Renato Roseno (Psol), Regilvânia Mateus(Cáritas Regional Ceará) e Ivo Herzog (Instituto Vladimir Herzog)

O deputado Renato Roseno (Psol), comentou que o sentido do Prêmio, além de afirmar a memória e martírio de Frei Tito, é reconhecer e agradecer aos que, corajosamente, atuam na defesa dos direitos humanos e da dignidade humana, especialmente em um país com tamanha desigualdade – que se ampliou durante a pandemia. 

É Tempo de Cuidar

Lançada em 12 de abril de 2020, a ação solidária É Tempo de Cuidar é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e tem como intuito fortalecer as muitas iniciativas solidárias que surgiram no país diante da pandemia da covid-19. No Ceará a ação já alcançou cerca de 60 municípios e distribuiu mais de 4,5 toneladas de alimentos. Além de itens de higiene, limpeza e equipamentos de proteção pessoal.

Organismo da CNBB, a Cáritas Brasileira têm fortalecido o trabalho junto das arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades. A Ação Solidária É Tempo de Cuidar da Igreja do Brasil, continua no chamado à ação e à solidariedade, seguindo no recebimento e distribuição de doações.

Tag