Oficinas de economia popular solidária e agricultura familiar são realizadas durante o mês de julho.

O objetivo dessas atividades é aprimorar a agricultura familiar e incentivar a produção responsável e práticas sustentáveis.

Publicação: 11/08/2022

Durante o mês de julho a Cáritas Ceará realizou no interior do estado, oficinas sobre agricultura familiar e economia popular solidária, o objetivo dessas atividades é aprimorar a agricultura familiar, incentivar a produção responsável e apresentar ideias e práticas sustentáveis aos agricultores.

Ao todo, duas oficinas foram ministradas em julho. A primeira sobre Economia Solidária e  Fundo Rotativo Solidário que aconteceu em Tabuleiro do Norte na sede do Assentamento Donato, no dia 12 de julho. A atividade contou com a presença de Francisco Santiago, assessor de economia popular solidária da Cáritas regional Ceará, e ainda com a equipe da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) uma política que atua no cotidiano dos agricultores construindo soluções tecnológicas e organizativas para o trabalho no campo.

Dinâmicas foram elaboradas com os participantes, para que, de forma prática  e didática os conceitos sobre fundo solidário fossem trabalhados.

A oficina aconteceu com o objetivo de acender nas famílias a vontade de formar um grupo de fundo rotativo solidário.

Continuando com as oficinas do mês de julho, o Assentamento Groenlândia em Tabuleiro do Norte - Ce, recebeu a oficina de Quintais produtivos e manejo integrado de insetos causadores de  danos econômicos. Famílias agricultoras, jovens da localidade, representantes da associação e técnicos e técnicas do projeto participaram do momento, conhecendo uma casa de vegetação e aprendendo a fazer a calda bordalesa, um fungicida permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A oficina aconteceu no dia 15 de julho com uma apresentação aos participantes de um modelo de horta de produção familiar, consistindo em cultivo de vegetais reutilizando garrafas PET sobre canos em cavaletes, usando uma quantidade  reduzida de água.

O principal objetivo da atividade foi apresentar às famílias o método de cultivo auto irrigável, sustentável e orgânico utilizando em garrafas PET e canos PVC, reduzindo o desperdício de água, e apresentando um método de controle alternativo aos agrotóxicos para doenças nas plantas.

As oficinas foram realizadas pela Cáritas Ceará, Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA) e pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).