Live marca o lançamento Regional da Campanha 10 Milhões de Estrelas

Em formato de programa jornalístico lançamento da Campanha foi transmitido via Facebook

Publicação: 12/11/2020

Na última sexta-feira (6), durante live transmitida através da página da Cáritas Diocesana de Itapipoca, aconteceu o lançamento regional Campanha 10 Milhões de Estrelas. Presente em vários países, a iniciativa que teve início em 1984 na França, no Brasil acontece desde 2014. Aqui no Ceará, o lançamento contou com momentos musicais, entrevistas e ainda um balanço estadual da Ação É Tempo de Cuidar.

Iniciativa da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e da Cáritas Brasileira, a Campanha 10 Milhões de Estrelas busca motivar a vivência do espírito do Natal na perspectiva da consolidação de uma cultura de paz, justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida e com os direitos da natureza. Cada vela acesa convida homens, mulheres, juventudes e crianças, a participar ativamente da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a Criação, em nossa Casa Comum, o planeta Terra.

Com o formato de programa jornalístico, a live foi conduzida pela bancada formada por Francisco Marcelo e Leilane Melo. As reportagens de José Maria Patricio, contaram com a participação de Dom Antonio Cavuto, Bispo Emérito da Diocese de Itapipoca e Patrícia Amorim, Coordenadora da Equipe de Campanhas do Regional Nordeste 1 e Secretária da Cáritas Regional Ceará. Com apoio do Regional, o momento foi conduzido e idealizado pela Cáritas Diocesana de Itapipoca e seus agentes.

Equipe de Cáritas Diocesana de Itapipoca

Durante a live Dom Cavuto apontou que o objetivo da Campanha é o de "sensibilizar a todos nós para a necessidade da solidariedade e da partilha, entrando no espírito de Natal. Cada um de nós deve ser portador da luz de Cristo”. Luz mais do que necessária nesse difícil momento pelo qual a humanidade atravessa, como bem colocado por Patrícia durante sua entrevista: “cada vez mais é preciso que sejamos luz nesse mundo. Luz contra o obscurantismo, luz contra o negacionismo. Nesse espírito é que chamamos e convidamos a cada um e a cada uma para somar conosco nessa campanha".

É Tempo de Cuidar

Com o objetivo de estimular a solidariedade, a CNBB lançou em 12 de abril a Campanha “É Tempo de Cuidar”, com o intuito de fortalecer as muitas iniciativas solidárias que surgiram no país diante da pandemia da covid-19. No Ceará, a dedicação e o empenho dos agentes e voluntários da Cáritas, somados aos esforços de importantes parceiros, possibilitaram que mais de 328 toneladas de alimento fossem distribuídas em todo o estado do Ceará.

Além das ações e campanhas solidárias, a partir da participação em conselhos e outros espaços de articulação, a Cáritas tem atuado na perspectiva de ações de incidência política. “Sobretudo junto ao legislativo e ao executivo, para que esses sujeitos vulneráveis possam ser priorizados nas ações emergenciais”, como enfatiza nossa Secretária Regional Patrícia Amorim.

Veja mais sobre as ações da Campanha “É Tempo de Cuidar” através do boletim publicado pelo Regional, acessando nossa biblioteca.

Vela e roteiro celebrativo

Além da vela em formato de estrela, este ano a Campanha 10 Milhões de estrelas conta ainda com um roteiro celebrativo. A proposta do Comitê de Formação e Espiritualidade da Cáritas Brasileira é o de facilitar a organização de momentos orantes na Novena de Natal ou na própria noite de Natal. A proposta é que a celebração seja incorporada à Novena de Natal que as comunidades já realizam.

Acesse o roteiro aqui.

Para adquirir um exemplar da vela, procure a Cáritas Diocesana ou Arquidiocesana mais próxima. Os endereços e opções de contato você pode conferir em nossa página de Entidades Membro.