COLABORE

Igreja Católica no Ceará se mobilizou em ações solidárias em todo o Estado durante a pandemia

Igreja

Durante a fase mais aguda de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, a Igreja católica pôs em prática o poder da solidariedade

Publicação: 29/06/2022


A promoção humana, com sua dimensão sócio transformadora, integra a ação evangelizadora da Igreja. O serviço da caridade, da justiça e da paz é consequência da fé. Os discípulos de Cristo são chamados a serem “sal da terra” e “luz do mundo”, conforme a palavra de Jesus (Mt 5,13-14). A fé professada e celebrada se manifesta e se completa como fé vivida, através do serviço fraterno e da solidariedade.

Mesmo antes do Decreto Estadual nº 33510, publicado em 16 de março de 2020, que determinava o fechamento de comércios, indústrias e estabelecia o isolamento social, a Igreja já se mobilizava no enfrentamento da pandemia. Em meio a crise política e de saúde que o país atravessou e vem atravessando, os mais afetados como sempre, foram os mais necessitados. As dificuldades que uma parcela da população já enfrentava cotidianamente, foram agravadas com a pandemia principalmente pela falta de políticas públicas e de programas sociais que pudessem dar suporte a esses sujeitos. Foi nesse cenário que a Igreja intensificou a mobilização em redes de solidariedade a fim de amenizar os impactos sociais e econômicos agravados pela pandemia de COVID-19.

Mapeamento realizado no período de maio de 2022, referente às ações dos anos 2020 e 2021, durante a pandemia do coronavírus

 O mapeamento acerca do Pilar Caridade, foi realizado no mês de maio de 2022 e aconteceu por meio de um instrumental aplicado entre organismos participantes, para a consolidação dos dados utilizou-se como base as respostas obtidas destes formulários. 

Participaram do mapeamento 08 dioceses e a Arquidiocese de Fortaleza e mais 06 Pastorais e ainda 06 organismos regionais: Pastoral da Criança; Comissão Pastoral dos Pescadores –  CPP;  Pastoral do Idoso; Pastoral da Aids; Cáritas Brasileira Regional Ceará e Diaconato.

Os dados expressos no mapeamento referem-se aos anos de 2020 e 2021, especialmente durante a Pandemia de COVID 19, onde todas as Igrejas Particulares, Pastorais, Organismos e Obras Sociais mapeadas readequaram o seu fazer em vistas do enfrentamento da pandemia

Pessoas envolvidas com o Pilar Caridade nas (arqui)dioceses, Pastorais e Organismos regionais.

Ao somarmos os/as agentes diocesanos e regionais, temos a presença de aproximadamente 13.960 pessoas envolvidas com o Pilar Caridade nas (arqui)dioceses, Pastorais e Organismos regionais, formando-se em sua ampla maioria, por pessoas leigas e voluntárias, especialmente mulheres.

Com base nos dados apresentados na pesquisa, ao projetarmos os atendimentos para cobertura de 100% das pastorais/organismos e obras mapeadas os atendimentos alcançaram um público de 541.688 pessoas durante os anos de 2020 e 2021, isto é, durante a fase aguda da pandemia de COVID 19 a ação chegou a mais de meio milhão de pessoas. Quase 13 mil pessoas participaram ativa e voluntariamente do Pilar.

SOLIDARIEDADE AOS QUE TÊM FOME: Ação Emergencial “É tempo de Cuidar”, em números

A Ação Emergencial promovida pela CNBB e Cáritas Brasileira realizou a distribuição de mais de 467 toneladas de alimentos, 15 mil kits de higiene pessoal e 43 mil equipamentos de proteção social, atendendo à população em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, migrantes e refugiados, indígenas, povos e comunidades tradicionais, moradores de ocupações urbanas, pescadores e ribeirinhos e comunidades em vulnerabilidade social, este último grupo totalizando 42,3% do total.

O envolvimento de toda comunidade cristã e voluntários possibilitou o atendimento direto de mais de 21 mil comunidades carentes em todo estado.

FUNDOS DE SOLIDARIEDADE

Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, um eficaz instrumento de solidariedade foi constituído o Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, ao assumir o compromisso social, como importante instrumento para apoio às iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria.

  • A origem dos recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade vem de coletas durante o Domingo de Ramos e a administração dos recursos é feita por critérios de acordo com as Campanhas da Fraternidade, adaptada a partir de cada realidade diocesana.

  • O fundo tem favorecido projetos de apoio das Pastorais Sociais, Ceb´s e Organismos. Projetos vindos das comunidades paroquiais e de grupos, organizações católicas que trabalham com a parte social. Priorizando projetos com relevância social e objetivando a mudança na vida dos sujeitos que serão acompanhados.

Das considerações finais

Podemos afirmar que somos “sal da terra e luz do mundo”, diante do tamanho e importância do que observamos no mapeamento, muitas vezes, não nos damos conta dessa magnitude. O tamanho, a amplitude, capilaridade são palavras das quais reconhecemos os significados a partir dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa, entretanto, há um enorme desafio de um retrato mais fiel do que somos e o que fazemos, pois, sabemos que os dados obtidos revelam uma “amostra”, e não o universo da dimensão sócio transformadora da caridade.

Conheça mais sobre as nossas ações e venha fazer parte dessa corrente de solidariedade! Procure a paróquia, pastoral mais próxima de você e seja também “sal da terra e luz no mundo”.

Artigo anterior

Menções do Conser Junho/2022


Tag