COLABORE

Famílias beneficiadas com cisternas recebe formação em gestão de recursos hídricos

Áreas de Atuação

Massapê: Famílias beneficiadas com cisternas recebe formação em gestão de recursos hídricos

Publicação: 26/01/2024


Famílias beneficiadas com reservatórios de captação e armazenamento de água para consumo na comunidade Sítio Apertado, em Massapê, participaram de capacitação em gestão de recursos hídricos no último domingo, 21 de janeiro. O momento formativo foi oferecido pela Cáritas Regional Ceará e faz parte da estratégia de convivência com o semiárido do Programa Cisternas. 

Durante o curso foram abordados os termas do direito fundamental à água e práticas de convivência com o Semiárido; a história da cisterna de placa; cuidados com a captação da água da chuva; características, manutenção e cuidados com a cisterna; e práticas de gestão da água e prevenção de desperdícios durante período de seca. 

Utilizando contação de histórias, dinâmicas de interação e vídeos, a formação buscou integrar a comunidade, facilitar a exposição do conteúdo e elaborar, em conjunto, um painel de diagnóstico da realidade local. 

O momento ainda buscou esclarecer dúvidas dos participantes sobre doenças contraídas pelo uso e consumo de água imprópria e/ou contaminada e demonstrar mecanismos de tratamento no meio rural.

A execução de Cisternas para Bem Viver no Semiárido é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará (@sdaceara) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (@mdsgovbr), a partir do Programa Cisternas.




Redação: Alana Soares, jornalista Cáritas Ceará

Tag