COLABORE

Comissão Sociotransformadora da CNBB Regional NE1/Ceará visita Exposição fotográfica

Geral

Exposição fotográfica Memórias de Permanência

Publicação: 25/07/2022



Com Curadoria de Eliane Lobo, a Exposição fotográfica Memórias de Permanência, apresenta o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, e se dedica a mostrá-las como lugar de moradia, proteção e cuidado da pessoa idosa. O Ministério Público do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI) realiza a exposição.


Dom Antônio Roberto Cavuto – Presidente da Comissão Sociotransformadora da CNBB Ceará e Regilvania Mateus – Coordenadora de Articulação Pastorais Sociais, Cebs e Organismos CNBB Ceará, visitaram e conheceram a exposição no último dia 22. As fotografias foram elaboradas pelos próprios funcionários e colaboradores das diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maranguape e Quixeramobim. 




Segundo o Dr. Alexandre de Oliveira Alcântara – Promotor de Justiça MPCE “a Exposição quer visibilizar e apresentar à sociedade várias possibilidades de superar as adversidades do cotidiano vividas por pessoas idosas. Também, sensibilizar as organizações sociais, órgãos governamentais e etc na proposição e implementação de políticas públicas que garantam os direitos humanos das pessoas idosas” declara. 


A exposição é aberta ao público e estará disponível até 31 de julho no saguão do prédio dos Centros de Apoio, na avenida Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres.


As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.


Sobre a ACEPI  

A Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI) é uma entidade sem fins lucrativos, com finalidade social, técnica e científica, que mantêm, há mais de 30 anos, o compromisso com as questões ligadas ao processo de envelhecimento empreendendo iniciativas que reivindiquem a promoção e valorização das pessoas idosas ou em processo de envelhecimento, constituindo-se uma organização de assessoramento e defesa de direitos da pessoa idosa.  

A entidade congrega profissionais, dirigentes de entidades, voluntários e pessoas interessadas na construção do envelhecimento saudável, incentivando a participação como dever social de contribuição à sociedade e ao país. Conta com entidades parceiras as quais desenvolvem ações que favorecem a divulgação de leis, serviços e atividades de proteção social na perspectiva de garantia de direitos e exercício de cidadania.  

Serviço:  

Evento: Exposição Fotográfica Memórias de Permanência  

Local: Auditório dos Centros de Apoio, na Avenida Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres.  

Realização: Caocidadania e ACEPI


Tag