COLABORE

Cáritas Ceará capacita pedreiros em cisterna calçadão e cisterna enxurrada

Áreas de Atuação

Sobral: Cáritas Ceará capacita pedreiros em cisterna calçadão e cisterna enxurrada

Publicação: 24/01/2024


O Programa Cisternas segue Brasil adentro equipando comunidades rurais e tradicionais com reservatórios para captação e armazenamento de água da chuva. A Cáritas Regional Ceará, executora do Programa de Cisternas no estado pela Associação 1 Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC/ASA), realizou entre os dias 16 e 23 de janeiro, capacitação de pedreiros e pedreiras locais na construção de cisternas do tipo calçadão e cisternas do tipo enxurrada. 

O território beneficiado foi a comunidade Boqueirão, em Sobral, que recebeu reservatórios de água da chuva que servirão na produção de alimentos e na criação de animais pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

A capacitação na construção de cisternas domiciliares é voltada para pedreiros e pedreiras, que serão responsáveis pela construção das próximas unidades, mas também para as famílias beneficiadas, assim como agricultores familiares, que tiverem interesse em desenvolver uma nova atividade para complementar a renda familiar. 

Além do ofício, a capacitação oferece aos técnicos da Cáritas Ceará a oportunidade de momentos formativos junto à estes atores sociais em conteúdos sobre convivência com o semiárido e gestão de recursos naturais. 




Capacitação de pedreiros na construção de cisternas de 52 mil litros na região rural de Sobral.

 

CISTERNA CALÇADÃO

A cisterna calçadão é um tipo de reservatório de placa de cimento, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir de um calçadão de 200 m², em um plano mais elevado que o reservatório e com uma pequena declividade que conduz a água para uma caixa de decantação e para o reservatório.


CISTERNA ENXURRADA

Diferente das outras, no modelo da cisterna enxurrada o reservatório cilíndrico fica totalmente enterrado para receber a água coletada do leito das enxurradas por gravidade e fortificar as paredes. 

Aqui faz-se necessário análise na escolha do local, como verificar declive, eixos das enxurradas, estado da superfície, sondagem do subsolo etc.




Cisterna de placa em construção: escavação e construção da laje de fundo.


ÁGUA PARA PRODUÇÃO - SEGUNDA ÁGUA 

As tecnologias para captação e reserva de água para produção de alimentos e criação de pequenos animais são, em geral, feitas com cisternas de 52 mil litros e podem variar entre as tecnologias cisterna calçadão, enxurrada, barragem subterrânea, tanque de pedra, entre outros. 

É popularmente conhecida por “segunda água”, dado que entre seus critérios de seleção, a família beneficiada deve possuir a cisterna de água para consumo. 

A Cáritas executa, pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), cisternas do tipo calçadão, barragem subterrânea e enxurrada. Construídas próximo as casas, a água armazenada nas cisternas devem ser usadas em quintais produtivos, cultivo de alimentos e criação de animais, uma vez que é voltada para o desenvolvimento econômico e sustentabilidade da família e da comunidade rural.


  Redação: Alana Soares, jornalista Cáritas Ceará

Tag