21º Feirão da Socioeconomia Solidária em Maracanaú

21º Feirão da Socioeconomia Solidária discute sobre participação e papel da sociedade no gerenciamento de recursos para a Mãe Terra

Publicação: 01/12/2022

A edição acontece entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2022, em Maracanaú/CE.

Fortalecendo discussões e práticas alternativas de comercialização, a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária promove entre os dias 01 e 03 de dezembro, o 21º Feirão de Socioeconomia Solidária e Agricultura Familiar. Com o tema Repense! Seu Consumo Muda o Mundo. O evento acontece na praça David Lopes de Oliveira, em frente ao Feira Center, Jereissati I, em Maracanaú.

Fruto da organização e mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, a Economia Solidária visa a construção de novas relações econômicas e sociais, baseando-se no desenvolvimento sustentável, no respeito à vida e na justiça social. A proposta dessa outra forma de economia é a promoção da igualdade, democracia e maior qualidade de vida para sujeitos e comunidades. A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa, com essa realidade latente, neste período de instabilidade que o mundo passa, é essencial pensar em novas formas de economia e renda.

Com abertura marcada para às 17h do dia 01, a programação do 21º Feirão conta com a comercialização e apresentações culturais na praça. As oficinas temáticas, mesas e seminários acontecerão no IFCE/Campus Maracanaú.

No dia 01 acontece a abertura do Feirão às 16h, dando início a comercialização e apresentações culturais, na praça. Os produtos que serão ofertados no Feirão são resultados da agricultura familiar agroecológica, de artesãos e artesãs, grupos de jovens, mulheres, cooperativas, associações e grupos de cultura/arte, do campo e cidade, dos  territórios Ibiapaba, Sobral, Itapipoca, Crateús, Aracati, Fortaleza e Região Metropolitana.

No dia 02 a partir das 9h da manhã, haverá o Seminário "Economia Solidária e Universidades: potencialidades, desafios e encontro de saberes", que vai acontecer no auditório do IFCE/Campus Maracanaú.

O terceiro dia de Feirão, diferente dos dois primeiros, inicia já pela manhã com comercialização de produtos e poesia na praça, finalizando às 12h.

Durante os três dias de evento diversas atividades serão realizadas de forma gratuita e aberto ao público em geral. Toda a programação pode ser encontrada no instagram @feiraoecosol.

Sobre a RCSES

A Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) é um movimento sociopolítico que visa integrar produção, comercialização, consumo e finanças solidárias como um sistema harmônico, interdependente e autogestionário. Tem como missão influenciar nas Políticas Públicas, oferecer espaço democrático para a divulgação de pensamentos e experiências sobre a Socioeconomia Solidária e criar redes entre produtoras/es e consumidoras/es solidárias/os.

A RCSES nasceu no ano 2000, em Fortaleza, através da articulação entre entidades de apoio e fomento e produtores e produtoras locais. Desde o início sempre buscando a interiorização do movimento através dos territórios, a fim de somar forças com as organizações locais. Além de Fortaleza e Região Metropolitana (Maranguape, Maracanaú e Horizonte), atualmente as Redes/Fóruns Territoriais articulados estão presentes nas regiões: Litoral e Vale do Jaguaribe, Cariri, Crateús e Inhamuns, Sobral e Maciço do Baturité.

Dia Nacional da Economia Solidária

O feirão acontece no mesmo mês em que celebramos o Dia Nacional da Economia Solidária (15/12). Com o intuito de incentivar o trabalho colaborativo, solidário e justo, com bases na sustentabilidade, respeito à vida, justiça social e políticas públicas, a data faz homenagem ao ambientalista Chico Mendes, nascido em 15 de dezembro de 1944. Conhecido pela defesa irrestrita dos seringueiros na Bacia Amazônica e pela preservação da floresta nativa, o Movimento de Economia Solidária homenageia a vida de Chico Mendes com esta data nacional desde o ano de 2019.

SERVIÇO

21º Feirão Estadual de Socioeconomia Solidária e Agricultura Familiar - TEMA: REPENSE! SEU CONSUMO MUDA O MUNDO.

Data: 01 a 03 de dezembro de 2022

Local: Praça do Pólo Gastronômico de Maracanaú (Praça David Lopes de Oliveira, em frente ao Feira Center, Jereissati I - Maracanaú)

Programação:

Dia 01/12:

16h - Abertura do 21º Feirão

16h - Início da Comercialização

18h30 - Apresentação Cultural com Washington Arraes

Dia 02/12:

9h - Seminário "Economia Solidária e Universidades: potencialidades, desafios e encontro de saberes" (Auditório do IFCE Campus/Maracanaú)

14h - Oficina - A arte cura

15h – Roda de Conversa com a Rede Bodega de Comercialização