19º FEIRÃO DE SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR

Construindo Alternativas de Superação em Tempos de Pandemia

Publicação: 14/12/2020

Em um ano inusitado como 2020, a realidade imposta pela pandemia da COVID-19  tem exigido mudanças profundas de convivência entre as pessoas e o ambiente. Diante desse desafio, em busca de fortalecer os grupos produtivos com ações práticas de comercialização, construir possibilidades e reinventar as relações, a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária promove o 19º Feirão de Socioeconomia Solidária e Agricultura Familiar. O evento acontece entre os dias 15 e 20 de dezembro, em uma versão que une o presencial e o virtual - respeitando os protocolos de segurança sanitária exigidos no atual contexto -, envolvendo diversos territórios do Ceará e trazendo como tema: Construindo Alternativas de Superação em Tempos de Pandemia.

Segundo os dados do IBGE , o Brasil atinge a média de desemprego de 13,5 milhões de brasileiros em setembro, e, repensar as formas de economia e renda parece essencial neste período de instabilidade pela qual o país está passando. Fruto da organização e mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, a Economia Solidária visa a construção de novas relações econômicas e sociais, baseando-se na democracia, autogestão, relações de gêneros, sustentabilidade e cuidado. A proposição de uma economia que já acontece, promove a luta por igualdade, justiça social e maior qualidade de vida para os sujeitos e comunidades.

Com abertura marcada para as 18h do dia 15, Dia Nacional da Economia Solidária, a programação do 19º Feirão conta ainda com oficinas, rodas de conversas, webnários e apresentações culturais que mesclam presencial e  virtual. Essa realidade possibilita a transmissão de atividades acontecendo em diversos territórios do estado.

Estão inclusas na programação, reflexões que trazem presentes a memória da RCSES/ Movimento de Economia Solidária no Ceará, bem como diálogos sobre o atual contexto político. Além de oficinas temáticas, o evento conta ainda com uma plataforma de comercialização online onde será possível adquirir produtos de grupos dos quatro cantos do Ceará. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.

Sobre a RCSES

A Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) é um movimento sociopolítico que visa integrar produção, comercialização, consumo e finanças solidárias como um sistema harmônico, interdependente e autogestionário. Tem como missão influenciar nas Políticas Públicas, oferecer espaço democrático para a divulgação de pensamentos e experiências sobre a Socioeconomia Solidária e criar redes entre produtoras/es e consumidoras/es solidárias/os.

A Rede Cearense nasceu no ano 2000, em Fortaleza/CE, da articulação entre entidades de apoio e fomento e produtores e produtoras locais. Desde o início a RCSES sempre buscou a interiorização do movimento através dos territórios, a fim de somar forças com as organizações locais. Além de Fortaleza e Região Metropolitana (Maranguape, Maracanaú e Horizonte), atualmente as Redes/Fóruns Territoriais articulados estão presentes nas regiões: Litoral e Vale do Jaguaribe, Cariri, Crateús & Inhamuns, Sobral e Maciço do Baturité.